PerthPerth

Inicio Volver Buscador Av. Google Maps Otras WEBS

.

Nombre:

Embalse de Serra da Mesa

Otro:

Localización:
View Larger Map

Récord: 12050 hm³

Récord de altura: 154 m.

Tipo: Presas

Categoría: Tierra Roca

Foto:

Voto:

Ratio 5/5 (1 Voto)

Continente: América

País: Brasil

Localización: Minaçu, Goiás

Año: 1986-1998

Estado: Terminado

Descripción:USINA DE SERRA DA MESA

A Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, localizada na Bacia do Alto Tocantins, em Goiás, possui grande importância no panorama energético brasileiro. Com a entrada em operação das suas três unidades geradoras, que totalizam 1.275 MW, a usina torna-se indispensável ao atendimento do mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Além disto, ela é responsável pela ligação entre esse sistema e o Norte / Nordeste, sendo o elo da Interligação Norte-Sul.

Sua barragem está situada no curso principal do rio Tocantins, no Município de Minaçu (GO), a 1.790 km de sua foz. O reservatório de Serra da Mesa é o maior do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de m³,com uma área de 1.784 km².

A usina acrescenta ganhos energéticos relevantes ao sistema interligado (6.300 GW/ano), a um custo de geração bastante competitivo. Além desses benefícios, a regularização do rio, promovida por sua barragem, proporciona ganhos diretos sobre as usinas localizadas a jusante, em particular a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

A entrada em operação de Serra da Mesa significa uma solução definitiva para o atendimento ao estado de Goiás e, particularmente, ao Distrito Federal.

Esta obra marca uma nova etapa nos empreendimentos do Setor Elétrico Brasileiro, sobretudo em dois aspectos básicos. O primeiro, no que diz respeito ao processo de automatismo da obra. Projeto pioneiro em FURNAS, por ser uma usina subterrânea, possui controle totalmente digitalizado, promovendo uma operação coordenada de geração, aliada a um diversificado sistema de transmissão.

O outro aspecto que a diferencia das demais obras do setor é o fato de ela ser fruto de parceria com a iniciativa privada. Por meio de estudos realizados junto ao DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica) e Eletrobrás, o Governo Federal iniciou, em 1993, o programa que unia uma empresa estatal e o setor privado. Serra da Mesa Energia S.A. foi a empresa vencedora do Processo de Seleção de Parceiros. A ela coube a responsabilidade da conclusão da usina, recebendo, em contrapartida, 51,54% da energia que Serra da Mesa produz.

Coube a FURNAS o gerenciamento do empreendimento, bem como a responsabilidade pela operação da usina, aplicando, assim, sua larga experiência na gerência e operação de grandes obras.

A preservação da natureza e a defesa de princípios ecológicos sempre foram preocupações de FURNAS. A Usina de Serra da Mesa, assim como as de Corumbá e Manso são exemplos claros dessa prática. A Empresa mantém compromissos com os órgãos ambientais (Fundação Estadual do Meio Ambiente de Goiás - Femago - e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama), através de 17 programas envolvendo ações nas áreas de Conservação da Fauna e da Flora Silvestre, Gestão da Questão Indígena, Monitoramento da Ictiofauna, entre outros.

DADOS TÉCNICOS:

BARRAGEM:

Tipo: enrocamento com núcleo de argila

Altura máxima: 154 m

Volume total: 12.057.558 m³

RESERVATÓRIO:

Nível máximo de armazenamento: 460,00 m

Nível de máxima cheia: (maximorum) 461,50 m

Nível mínimo de operação: 417,30 m

Área inundada: (cota 460,00 m) 1.784 km²

Volume total: 54,4 bilhões m³

Volume útil: 43,25 km³

http://www.minacugoias.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid=56

The Serra da Mesa Dam, once known as Sao Felix, is an embankment dam on the Tocantins River near Minaçu in Goiás, Brazil. The dam serves an associated hydroelectric power plant with a 1,275 MW installed capacity. The dam creates the largest reservoir by volume in Brazil.[1]

Background

Eletrobrás Furnas began studies of the upper Tocantins River in 1981 and proposed constructing two large dams, one was at Serra da Mesa which had good geomechanical conditions.[2] After years of studies, construction on the dam and power station began in 1986. On October 24, 1996, the dam began to inundate and create its reservoir and it was full in 1998; around the same time, the power station's generators became operational.[1]

Dam and reservoir

The Serra da Mesa Dam is a 1,500 m (4,900 ft) long and 154 m (505 ft) tall earth-fill embankment dam with a clay core and in total contains 12,057,558 m3 (425,808,600 cu ft) of material. The reservoir created by the dam has a capacity of 54,400,000,000 m3 (1.92×1012 cu ft) and surface area of 1,784 km2 (689 sq mi). Of the reservoir's volume, 43,250,000,000 m3 (1.527×1012 cu ft) is active (live or "useful") storage. The dam supports a spillway with five floodgates that are 15 m (49 ft) wide and 20.4 m (67 ft) high each. In total, the spillway has a 15,000 m3/s (530,000 cu ft/s) discharge capacity.[1]

http://en.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Mesa_Dam

Lago de Serra da Mesa (o lago artificial da Usina de Serra da Mesa) é o segundo maior lago do Brasil, localizado no Noroeste de Goiás, formado para a construção da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa. Está em área inundada, com 1784 km² na elevação 460 m (em relação ao nível do mar), é o primeiro em volume de água 54400 milhões de metros cúbicos, tem atraído expressivo investimento na área de turismo.

Formado pelos rios rio das almas e Maranhão, tornou-se uma das melhores regiões para pesca esportiva de peixes como o Tucunaré, campeão de preferência dos pescadores de iscas artificiais.

Suas águas são alcalinas, dificultando assim a proliferação de mosquitos, pernilongos e mutucas, tornando esportes aquáticos viáveis.

O lago é rodeado por morros com elevações que podem alcançar os 1400 metros de altitude, tornando a paisagem exuberante.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_de_Serra_da_Mesa

http://www.fotosdobrasil.fot.br/Imagens_Goias.htm

http://www.panoramio.com/photo/529193?tag=Brasil

Vídeo:

Web recomendada: http://www.furnas.com.br/hotsites/sistemafurnas/usina_hidr_serramesa.asp

Contador: 4866

Inserción: 2013-09-13 14:24:07

 

Contenido relacionado:

comments powered by Disqus

Visitas

RSSrss

Más visitados

Incorporaciones

Comentarios

Photos and Texts are copyrighted by their owners

twittermobile phoneenglish versionVídeos

Estadísticas

Estadísticas Puertos/Aeropuertos
Récords Mundiales

MEGACONSTRUCCIONES.NET