YokohamaYokohama

Inicio Volver Buscador Av. Google Maps Otras WEBS

.

Nombre:

Puente Isla de Mozambique

Otro: Ilha de Moçambique Ponte

Localización:
View Larger Map

Récord: 3800 m.

Tipo: Puentes

Categoría:

Foto:

Voto:

Ratio 5/5 (1 Voto)

Continente: África

País: Mozambique

Localización: Isla de Mozambique

Año: 1969

Estado: Terminado

Descripción:Donde el tiempo se detuvo

Un puente de tres kilómetros y un solo carril, construido en los años sesenta, comunica tierra firme con Ilha de Mozambique, la que fuese capital del país en época portuguesa. El puente sin embargo bien parece un túnel, uno de esos que te transportan en el tiempo.

En Ilha de Mozambique el tiempo parece haberse detenido. Los portugueses construyeron cientos de edificios, algunos magníficos, que se mantienen en pie y recuerdan tiempos de esplendor, pero roídos por la dejadez y la falta de medios para mantenerlos. Es el máximo esplendor de la decadencia. El hospital, el teatro, o muchos de los palacetes, unido al poco tráfico y la parsimonia africana, te transportan a otra época.

La isla es pequeña y se puede caminar entera en un solo día. En uno de sus extremos se encuentra la Fortaleza de San Sebastian, del S. XVI. Apenas hay turismo y se puede acceder sin visita guiada. Eso te permite pasear por su interior a tu antojo y tomarte el tiempo que desees para ello. Eso que en Europa sería inconcebible.

Al margen de la parte arquitectónica de la isla, el lugar tiene más alicientes. Si bien media isla vive en edificios coloniales, o en las ruinas que quedan de ellos, la otra mitad lo hace en endebles casas de arquitectura local. Pasear por esta parte de la isla es otro viaje.

http://www.minube.com/rincon/ilha-de-mocambique-a56972#modal-6339

Ilha de Moçambique: Reabilitação da ponte concluída em sete meses

ESTÃO já na fase conclusiva as obras de reabilitação da ponte que liga o continente à cidade da Ilha de Moçambique, na província de Nampula. No actual ritmo dos trabalhos, a cargo de uma empresa estrangeira, os habitantes daquela parcela do país poderão contar dentro de sete meses com a infra-estrutura restaurada em condições de ser usada em segurança, contrariamente ao que acontece actualmente.

Maputo, Quinta-Feira, 12 de Agosto de 2010:: Notícias

Dados apurados pelo “Notícias” junto da Administração Nacional de Estradas (ANE) indicam que a ponte da Ilha de Moçambique, com cerca de 3 quilómetros de extensão, foi construída há 44 anos e desde então nunca beneficiou de qualquer obra de manutenção de vulto.

A idade e falta de manutenção provocaram a degradação física dos pilares, vigas e do próprio tabuleiro.

Para elucidar a dimensão do problema, basta dizer que dos 380 pilares que sustentam a estrutura da ponte, 230 encontram-se degradados.

Almiro Mavila, delegado da Administração Nacional de Estradas em Nampula, disse à nossa Reportagem que, “neste momento, o empreiteiro já conseguiu reabilitar 190 pilares, dos 230 em causa e que se tudo correr bem acreditamos que até Fevereiro próximo teremos a obra já pronta, o que, a acontecer, aumentará o nível de segurança na travessia da ponte”.

Constatámos que, para além dos 230 pilares, as 78 vigas da ponte, o tabuleiro e os corrimões estão igualmente a ser reabilitados.

Por o trânsito na ponte não ter sido interdito no decurso da reabilitação da infra-estrutura, exige-se das equipas técnicas envolvidas uma atenção especial na execução das obras para evitar acidentes de trabalho.

Na recta final do projecto, a ponte deverá beneficiar de iluminação em toda a sua extensão (três quilómetros), o que permitirá a circulação dos utentes em segurança.

A ponte da Ilha de Moçambique, único ponto de entrada e saída para aquela parte insular da província de Nampula, movimenta todos os dias milhares de pessoas e bens, daí que a falta de iluminação seja crucial para a circulação nocturna.

“A iluminação eléctrica da ponte evitará a ocorrência de acidentes de viação, para além de dar uma imagem elegante e beleza à ponte e à própria cidade” – considerou Momade Mussane, residente daquela urbe.

Por outro lado, decorre igualmente na Ilha de Moçambique a reabilitação da ponte - cais, uma infra-estrutura construída em 1755 (há 255 anos), e que servia de único ponto de acostagem das embarcações que escalavam a chamada primeira capital de Moçambique, para contactos comerciais e não só.

“Aqui na ponte-cais estamos neste momento a reparar e a construir os pilares. A seguir iremos colocar o tabuleiro, que será de madeira para não fugirmos àquilo que é o desenho arquitectónico original da ponte”, referiu Mavila.

Felisbela Lázaro

http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2010/08/ilha-de-moçambique-reabilitação-da-ponte-concluída-em-sete-meses.html

Mozambique Island Bridge is a bridge in Mozambique that connects the Island of Mozambique, the former capital of colonial Portuguese East Africa to the mainland over the Indian Ocean.[1]

http://en.wikipedia.org/wiki/Mozambique_Island_Bridge

http://www.viajablog.com/joya-colonial-y-ocaso-actual-isla-de-mozambique/

http://www.edgarcardoso.pt/projectos/obras-de-arte/ponte-da-ilha-de-moÇambique.html

http://novomoc.blogspot.com.es/2012/01/ilha-de-mocambique.html

http://awaygowe.com/2014/11/ilha-de-mocambique-ii/

https://www.flickr.com/photos/malinandespen/7699893662/sizes/l

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1115057

Vídeo:

Web recomendada:

Contador: 1464

Inserción: 2015-03-25 13:11:55

 

Contenido relacionado:

comments powered by Disqus

Visitas

RSSrss

Más visitados

Incorporaciones

Comentarios

Photos and Texts are copyrighted by their owners

twittermobile phoneenglish versionVídeos

Estadísticas

Estadísticas Puertos/Aeropuertos
Récords Mundiales

MEGACONSTRUCCIONES.NET